Quantcast
Girassol

Colheita de girassol em Andaluzia com quebra de 40%

girassol campo

Terminada a campanha de girassol em Andaluzia, que este ano adiantou-se em relação ao habitual, as primeiras estimativas de colheita apontam para uma quebra de 40% face à campanha anterior.

A diminuição da colheita é, segundo a Junta de Andaluzia, consequência de um conjunto de fatores: menor superfície semeada e um menor rendimento da produção. As previsões iniciais estimavam uma superfície semeada de 280 000 hectares, menos 9000 hectares do que na campanha anterior, mas os dados apontam agora para uma superfície semeada de apenas 263 335 hectares.

banner APP

José Vázquez, Responsável Técnico da ASAJA Sevilha, estima que será possível atingir um rendimento médio de 1000-1030 quilos por hectare em Andaluzia, incluindo o rendimento do girassol de sequeiro e de regadio. Assim, a produção rondaria as 263 000 quilos, uma grande quebra face à produção da campanha anterior, que atingiu as 433 000 quilos.

Segundo o responsável, a diminuição da superfície de girassol semeada é também uma consequência dos baixos preços pagos ao produtor na campanha passada e que este ano se deverão manter.