Entre as instituições de investigação, ensino e empresas envolvidas estão o INIAV (líder do projeto), o ISA/UTL, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, a José Maria da Fonseca Vinhos e a Sogrape Vinhos.
Estiveram presentes no colóquio vários responsáveis pelo sistema técnico-científico e das Comissões Vitivinícolas Regionais, técnicos de entidades de controlo, Investigadores e Docentes Universitários de diferentes instituições, Enólogos e Produtores de vinho.
A participação dos diversos intervenientes da fileira vitivinícola e a discussão em torno dos resultados do projeto atestaram a importância e atualidade do tema da Autenticidade do Vinho, (em ligação com o solo de origem) para toda a fileira.
Foram apresentados resultados de 4 anos de trabalho, por uma equipa de 9 Investigadores, 2 Bolseiros de Investigação e empresas envolvidas, que se traduzem em indicadores de realização do projeto.
O Colóquio terminou com uma prova de vinhos representativos das Denominações de Origem envolvidas no projeto (Dão, Península de Setúbal e Óbidos), produzidos pelas empresas participantes no projeto.