Quantcast
Floresta

Comissão Europeia preparada para aumentar apoios a Portugal para combate aos incêndios

Comissão Europeia preparada para aumentar apoios a Portugal para combate aos incêndios

A Comissão Europeia afirmou esta segunda-feira (22 de julho) estar preparada para aumentar os apoios a Portugal para combate aos incêndios caso as autoridades nacionais requeiram reforços para fazer face aos fogos que assolam o país.

“A Comissão está a seguir atentamente a situação dos incêndios florestais em Castelo Branco. Os nossos pensamentos estão com todos os afetados e com os bombeiros que estão a trabalhar em condições muito difíceis”, afirmou a porta-voz adjunta do executivo comunitário, Natasha Bertaud.

 

De acordo com Natasha Bertaud, o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, está em contacto com as autoridades portuguesas e já falou com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, transmitindo-lhe que “a União Europeia está preparada para reforçar a assistência [a Portugal], se necessário e solicitado”.

banner APP

A porta-voz revelou também que, a pedido das autoridades portuguesas, a União Europeia já ativou o sistema de emergência de navegação por satélite Copernicus para produzir mapas das zonas afetadas pelos incêndios que deflagraram no sábado no distrito de Castelo Branco e que se alastraram ao concelho de Mação, em Santarém.

 

Até à hora de publicação desta notícia, o incêndio em Vila de Rei, em Mação, era o único que ainda estava por controlar, com centenas de operacionais e meios de combate mobilizados. Até agora sabe-se que já foram assistidas 21 pessoas e que existem 10 feridos, na maioria ligeiros.