O Palácio da Bolsa, no Porto, foi o palco escolhido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para anunciar todos os galardoados da edição de 2012, nomeadamente os 14 Verde Ouro, os 13 Verde Prata e os 91 Verde Honra.
O top 5 da edição 2012 foi dominado pelos Alvarinho. Também galardoado com o prémio Best Of Vinho Verde foi o Nostalgia, da Quinta das Touquinheiras, uma propriedade com nove hectares localizada em Melgaço. Outro Alvarinho distinguido foi o Via Latina, colheita 2011, produzido pela Vercoope, uma empresa com sede em Santo Tirso que agrupa várias cooperativas da região. Por fim, o último Best Of da noite foi para o Portal do Fidalgo, produzido desde 1995 pela PROVAM, uma sociedade de viticultores que produz unicamente a casta Alvarinho, na região de Monção.
Durante o evento a CVRVV deu a conhecer oficialmente a Academia do Vinho Verde, um projeto na área da formação existente das regiões demarcadas.

Segundo Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, “o crescimento do vinho verde, sobretudo na exportação, tem levado a CVRVV a desenvolver várias ações de formação, seja na área da vinha e do vinho, seja na área do Marketing”. Trata-se, assim, de um projeto que visa oferecer um conjunto de cursos de formação aos produtores de vinho verde, mas também ao público em geral, em áreas que podem ir da gestão dos custos na vinha ao inglês técnico ou à gestão eficiente de água, energia e resíduos no enoturismo.
Conheça a lista dos premiados aqui.