Quantcast
agricultura

Dados da UE revelam volatilidade das margens dos produtores de leite

Confragi diz que Governo ataca a produção de leite

A edição de 2013 do relatório sobre as explorações leiteiras da UE, publicado recentemente pela Comissão Europeia, revela que os últimos cinco anos foram caracterizados por variações nas margens dos produtores de leite.

Com base nos dados da rede de informação contabilística agrícola, o relatório fornece informações sobre as margens dos produtores de leite da UE de 2004 a 2011, bem como as estimativas para 2012.

No relatório, a volatilidade pode ser observada de um trimestre para outro no mesmo ano e é revelado que 2010 e 2011 foram dois anos positivos para os agricultores especializados na produção de leite. Em média, na UE a 27, os produtores obtiveram um maior valor acrescentado líquido da agricultura por unidade de trabalho-ano do que em 2007, graças à melhoria das margens brutas e a um aumento significativo da produção de leite.

banner APP
 

Por último, o relatório mostra que, no setor do leite e dos produtos lácteos, a diferença entre a UE 15 (antigos Estados Membros) e a UE 10 (novos Estados-Membros) está a diminuir gradualmente, quer em termos de margens brutas quer de rendimento dos agricultores.