“A Enoport já é o maior distribuidor nacional no país, com dois milhões de garrafas vendidas em 2010 e este ano deveremos crescer mais cerca de um milhão de garrafas”, explica à VIDA RURAL Alexandre Tirano, administrador da EUW.
O responsável pela área comercial adianta que ao grupo nacional cabe cerca de 40% do negócio de vinhos portugueses feito na China.
A EUW vende cerca de 30 milhões de garrafas em todo o mundo, situando-se entre os quatro maiores grupos nacionais do setor, e a área internacional está a crescer cerca de 70% por ano. Angola, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão e França são os outros mercados onde o grupo está a apostar.
“Angola é um mercado tradicional para nós, já era no tempo das Caves D. Teodósio, com a marca Casaleiro. Mas fizemos um rebranding total e o sucesso ainda foi maior”, salienta Alexandre Tirano. A marca vende um total de cerca de um milhão de garrafas.
Apostando no sucesso do Casaleiro, a Enoport conseguiu também levar a marca Romeira para Angola, também completamente reformulada e já depois da mudança de região para o Alentejo, aproveitando uma herdade comprada pelo grupo na região. “O Romeira vende agora cerca de 20% da sua produção em Angola”, diz o administrador.
No Brasil, o grupo espera vender este ano cerca de dois milhões de euros, apostando fortemente no Vinho Verde – “acredito que o Vinho Vede vai ser a grande categoria do futuro”, defende Alexandre Tirano, “não só no Brasil mas também nos Estados Unidos”, acrescenta.