As frutas registaram um maior crescimento que os hortícolas, sendo que o valor de exportação das frutas até setembro de 2012 aumentou 12%. As principais frutas exportadas são os citrinos, a nectarina, o morango e o pêssego.
A exportação de morango aumentou 19% e a exportação de pêssego aumentou 27%. É ainda de destacar o crescimento de algumas frutas até aqui consideradas menores, como a framboesa cujas exportações aumentaram 22%.
A exportação de hortícolas por sua vez cresceu 8,5% em relação ao período homólogo. O tomate e o pimento foram os produtos mais exportados, com um crescimento de 13% e 3% respetivamente.

A União Europeia é o principal destino das exportações espanholas de hortofrutícolas e os principais países de destino são a Alemanha, a França, o Reino Unido, e os Países Baixos.
Para a FEPEX (Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Hortícolas, Flores e Plantas Vivas) esta evolução deve-se à mudança nos comportamentos de consumo nos grandes mercados de destino como a Alemanha e a França, que estão, diz a FEPEX, mais sensíveis à manutenção de uma dieta saudável.