Nas palavras da responsável de marketing da ViniPortugal, Ana Sofia Oliveira,
os números registados entre janeiro e novembro daquele ano foram o resultado do “esforço conjunto do setor, bem como das ações de promoção nos mercados, que têm contribuído para esta procura internacional”.
Dados do IVV/INE mostram que o atual maior importador de vinhos nacionais é Angola. Por outro lado, a China parece estar cada vez mais apostada no mercado português, tendo recebido mais 106,2% de vinhos lusos em 2010, em comparação com o ano de 2009. O segundo com maior crescimento de importações foi o Brasil, com mais 51%, e depois os Estados Unidos, com mais 18,8% de importação.
“Com um aumento de 15,9% do preço médio por litro de vinho Português exportado, as exportações nacionais de vinho estão a ganhar valor nos mercados externos”, refere a ViniPortugal em comunicado.
“Se adicionarmos a estes números as exportações de vinhos do Porto e da Madeira, verificamos que os Vinhos de Portugal no seu conjunto estão a ganhar cada vez mais quota de mercado, colocando Portugal no 10º lugar”, remata Ana Sofia de Oliveira.