No âmbito do 11º World Potato Congress (WPC), o diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu, declarou que a produção total de batata poderia duplicar nos próximos dez anos, contribuindo ainda mais para a segurança alimentar mundial.
O responsável, que é também especialista na batata, notou, citado em comunicado, que a batata é o terceira mais importante colheita de alimentos, gera rendimentos para pequenos agricultores e menos emissões de gases com efeito de estufa que outras grandes colheitas.
“A batata tornar-se-á uma das colheitas vantajosas no sistema global de segurança alimentar quando o rendimento de outras colheitas de cereais estiver perto do limite”, disse QU Dongyu.
O diretor-geral observou que a Ásia e África são as regiões com o crescimento mais rápido da produção de batata atualmente, enquanto a produção está em declínio na Europa e na América do Norte. Globalmente, a produção de batata tem crescido apesar da diminuição da área cultivada, o que destaca o papel da melhoria dos rendimentos, considerou ainda.
Finalmente, QU Donguy apelou a vários parceiros para que ajudem a “melhorar consideravelmente” os sistemas agroalimentares de batata a nível nacional, regional e global. Apelou ainda a um maior apoio às melhorias genéticas de batata e aos ciclos de reprodução mais curtos para as variedades de batata, bem como ao valor potencial dos sistemas de sementes de batata sem vírus.