As propostas para o prolongamento das quotas leiteiras foram chumbadas, o que significa que a reforma da Política Agrícola Comum abandona o regime de quotas.
Apesar disso, foram aprovadas medidas que poderão ser benéficas para os Açores., de acordo com um grupo de eurodeputados portugueses.
Foi criada uma medida que tem como objetivo compensar os desequilíbrios do mercado do leite e dos produtos lácteos que prevê que sempre que se verifique uma crise no setor, a Comissão Europeia possa conceder ajuda aos produtores de leite que reduzam voluntariamente a produção em 5% face ao período homólogo.
A Comissão passa agora também a poder impor durante um período mínimo de três meses, limitações aos produtores de leite que aumentem a sua produção em pelo menos 5%.
Mas os eurodeputados destacam outras alterações importantes para os Açores. Maria do Céu Patrão Neves lembra que “o pacote do leite, que entra em vigor a 1 de abril no nosso país, aposta muito na contratualização entre a produção e a indústria” e que, no âmbito da reforma da PAC, o Parlamento Europeu, prevê “uma diversidade de situações a que Comissão Europeia não tinha atendido”, bem como o reforço da posição dos próprios produtores na gestão da oferta e na negociação do preço dos produtos com a indústria.