Floricultura

Floricultura nacional arrecada volume de negócios anual de 450 M€

floricultura

O setor da floricultura e plantas ornamentais nacional já assegura um total de 3700 postos de trabalho em 1010 explorações e regista um volume de negócios anual de 450 milhões de euros. Estes dados foram conhecidos na semana em que o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, visitou a IPM Essen, uma das maiores feitas de plantas do mundo, que decorre na Alemanha.

De acordo com dados divulgados pelo gabinete do ministro da Agricultura, no que diz respeito às exportações, nos primeiros 11 meses de 2016 registou-se um crescimento de 22% face ao período homólogo.

Segundo Luís Vieira, são sinais “muito positivos para as exportações nacionais de plantas vivas e produtos da floricultura que em 2016 atingiram o montante de 73 milhões de euros.”

Luís Vieira refere ainda que “estes valores revelam que estamos em presença de um setor com crescimento dinâmico, com o qual contamos para atingir o objetivo de prosseguir o equilíbrio na balança comercial agrícola em valor até 2021 e este setor está a dar um contributo positivo nesse sentido”.

Sobre a participação nacional na IPM Essen, com vários expositores nacionais presentes através da Portugal Fresh, o secretário de Estado sublinha que “é um passo importante na afirmação internacional do setor, que lhe dará uma maior visibilidade e ampliará seguramente as oportunidades de negócio”.