Financiamento

Governo alarga prazo de candidaturas aos apoios para agricultores afetados pelos incêndios de Monchique

Governo alarga prazo de candidaturas aos apoios para agricultores afetados pelos incêndios de Monchique

O Executivo alargou em mais 30 dias o prazo de apresentação de candidaturas aos apoios disponibilizados para os agricultores afetados pelo incêndio de Monchique.

“A decisão teve por base os novos pedidos de prorrogação do prazo apresentados pela Câmara Municipal de Monchique, pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve e pela Cooperativa dos Agricultores de Monchique”, explica o gabinete do ministro da Agricultura. Em causa está a medida de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, que apoia financeiramente a fundo perdido a reposição de animais, culturas permanentes, máquinas e equipamentos agrícolas, armazéns e outras infraestruturas de apoio à atividade agrícola.

No global, estão disponíveis 5 milhões de euros, montante que “será reforçado caso se revele necessário, para dar resposta a prejuízos de todos os agricultores das freguesias afetadas pelo incêndio que apresentem candidaturas”, explicam ainda os responsáveis pela pasta da Agricultura.

“O Ministério da Agricultura recorda que, tratando-se de dinheiros públicos exclusivamente direcionados para a Agricultura, as candidaturas deverão ser submetidas por agricultores, os quais devem fazer prova dessa atividade no momento da assinatura do contrato”, acrescentam.