Regadio

Governo aprova 55 projetos de regadio no valor de 278 M€

Governo aprova 55 projetos de regadio no valor de 278 M€

O Ministério da Agricultura já aprovou 55 projetos de regadio, num total de 278 milhões de euros. Este investimento faz parte do Programa Nacional de Regadios, anunciado pelo Governo no final de 2017.

Em declarações à Lusa, Capoulas Santos explicou que “já estão aprovados 55 projetos, a que corresponde um montante global de investimento de 278 milhões de euros, alguns dos quais estão já em fase de obra, como o que irei visitar [hoje] em Óbidos/Bombarral, e outros aguardam estudo de impacto ambiental.”

Dos 55 projetos aprovados, 18 estão já em obra, totalizando um investimento de 86 milhões de euros. Assim, neste momento, estão em construção ou renovação sistemas de rega em Óbidos/Bombarral, no distrito de Leiria (25 milhões de euros), Vila Franca de Xira, Lisboa (mais de 30 milhões de euros), e Campo Maior, Portalegre (25 milhões de euros).

A estes juntam-se investimentos em Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela e Macedo de Cavaleiros (no distrito de Bragança), Chaves (Vila Real), Soure (Coimbra), Marinha Grande e Alcobaça/Nazaré (Leiria), e Vale do Sado, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém (Setúbal).

O Plano Nacional de Regadios tem uma dotação orçamental de 560 milhões de euros até 2023.