Floresta

Governo estuda utilização de resíduos florestais para produzir biocombustíveis

Portugal e Espanha lançam projeto para a recuperação da floresta depois dos incêndios

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou recentemente que o Governo está a analisar a possibilidade de utilizar resíduos florestais para produzir biocombustíveis em biorrefinarias de pequena escala. A notícia foi avançada durante um debate parlamentar sobre a reforma florestal em que o ministro referiu que o objetivo é utilizar os desperdícios das florestas para produzir energia, nomeadamente biodiesel.

Segundo Capoulas Santos, a viabilidade económica deste projeto está a ser estudada, assim como os materiais que poderão ser utilizados, já que têm que ser devidamente identificados. O ministro avançou também que os resíduos da floresta têm vindo a ser aproveitados sobretudo para centrais de biomassa com o objetivo de produzir energia elétrica, mas o objetivo agora é ir mais longe, produzindo biodiesel a partir de resíduos da floresta em unidades próprias.

Para Capoulas Santos, esta possibilidade pode alterar completamente a valia económica destas unidades porque, a partir do momento em que tal processo se torne economicamente viável, a produção de eletricidade passa a ser um mero subproduto.