A Corteva Agriscience obteve o registo definitivo do novo herbicida Loyant, no âmbito do Art. 33 do Regulamento (UE) 1107/2009. Em comunicado, a Lusosem (distribuidora do produto em Portugal) revela que é colocada à disposição dos orizicultores uma solução para controlo das infestantes na cultura do arroz, em pós-emergência, “com a garantia de que respeita o meio ambiente”.
O Loyant é a primeira formulação desenvolvida pela Corteva Agriscience com base na substância ativa Rinskor, membro da nova família química arylpicolinatos e pretende constituir “um novo e alternativo modo de ação para o controlo de infestantes de folha larga, ciperáceas e gramíneas na cultura do arroz”.
O category marketing manager em proteção das culturas da Corteva Agriscience na Ibéria, Daniel Giraldo, destaca que “não só é um herbicida eficaz de largo espectro, mas também é a chave para um novo mundo de possibilidades nas estratégias de controlo de infestantes na cultura do arroz, permitindo uma melhor qualidade e rendimento da colheita”.
Já o gestor de Cultura Arroz, sementes, proteção da cultura e nutrição da Lusosem, Gonçalo Canha, afirma que “as campanhas de 2019 e 2020 permitiram a muitos orizicultores e técnicos conhecer o novo herbicida Loyant e confirmar o elevado potencial no controlo de infestantes de folha larga, ciperáceas e gramíneas”.