Floresta

ICNF passa a ser presidido por Nuno Banza

ICNF passa a ser presidido por Nuno Banza

Nuno Banza acaba de assumir o cargo de presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O engenheiro do Ambiente era inspetor-geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT) desde maio de 2014 e irá substituir Rogério Rodrigues no cargo.

De acordo com a notícia avançada pelo semanário Expresso, o conselho diretivo do ICNF continua a ser composto por Paulo Salsa (gestor) como vice-presidente e Nuno Sequeira (engenheiro florestal, que fica com a área dos incêndios rurais), Sandra Sarmento (arquiteta paisagista, que fica com a região Norte) e Rui Pombo (engenheiro florestal, que passa a tutelar a região de Lisboa e Vale do Tejo).

A estes vogais regionais juntam-se Teresa Fidélis (doutorada em ciências do Ambiente que fica com o Centro), Olga Martins (especialista em recursos hídricos que fica com o Alentejo) e Castelão Rodrigues (engenheiro zootécnico que passa a tutelar o Algarve).

O jornal explica que esta nova estrutura “aposta na desconcentração territorial, com o reforço das direções regionais e uma aposta na cogestão das áreas protegidas em articulação com as autarquias e outras entidades locais ou regionais, assim como novas atribuições de combate aos incêndios rurais, consignadas no sistema de gestão integrada de fogos rurais (SGIFR)”.