José Albuquerque referiu ainda que se deve adotar uma política que elimine barreiras técnicas, apostando no aprofundamento do conhecimento dos mercados e estímulo ao crescimento das trocas comerciais. Para além do membro do Governo, estiveram presentes no evento cerca de 30 empresários do setor agrícola e alimentar, que apresentaram projetos de expansão para estes mercados, assim como 12 representantes de países da América Latina.
O debate foi promovido pela AJAP, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, pela AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pelo IPDAL, Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.

A iniciativa de apoio à exportação de produtos portugueses para o mercado latino-americano, teve por objetivo envolver os principais players do setor, agilizar a internacionalização das empresas portuguesas e reforçar as relações empresariais.
Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP, destacou a importância do mercado da América Latina, referindo ser “uma das maiores potências mundiais e um mercado de oportunidades para a internacionalização dos serviços e produtos portugueses”.