“As latas são hoje mais do que simples embalagens para produtos massificados tendo mais para oferecer além das suas funcionalidades óbvias, resultantes da sua recente mudança e do esforço criativo que as marcas e marketeers têm feito no design das embalagens”, revela ainda este estudo.
Foi demonstrado que o consumo é frequentemente um ato de auto-identificação onde os consumidores procuram produtos que ajudem a reforçar o seu desejo de identidade consigo mesmos e com os outros.
As tendências chave identificadas pela BCME são: fragmentação do mercado/individualismo; poder feminino; vida autêntica; polarização do mercado/premium vs discount.

Como fragmentação de mercado/individualismo entende-se o consumidor moderno que é, hoje em dia, identificado como parte de nicho de mercado onde existe uma clara diferenciação entre os consumidores de bebidas energéticas.
Através deste estudo notou-se a influência das mulheres na tomada das decisões de compra, levando muitos marketeers a aderir ao conceito “make it pink” para tornar o produto mais apelativo para o público feminino.
O balanço entre a saúde e a sustentabilidade, em conjunto com o hedonismo, foram as tendências apontadas neste estudo que realçou a importância de posicionar um produto como “premium” ou artigo de luxo, visto serem características cada vez mais procuradas tanto em produtos alimentares como em bebidas de lata.