Este pagamento será efetuado dois meses mais cedo, passando o pagamento que estava previsto para dezembro, a ter lugar já em outubro. Este pagamento, cujo montante é de 320 milhões de euros, representa 50% das ajudas do Regime de Pagamento Único (RPU) e do prémio aos ovinos e caprinos e 80% do prémio à vaca em aleitamento.
De acordo com o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, “com este adiantamento contamos proporcionar aos agricultores a segurança e estabilidade necessárias para que prossigam com as suas atividades. Aproveito também para referir que esta antecipação só é possível devido a um intenso esforço de realização e racionalização dos controlos às explorações agrícolas. Acreditamos que antecipar este pagamento em dois meses pode fazer uma grande diferença”.

Portugal tinha pedido à Comissão Europeia autorização para proceder à antecipação deste pagamento devido ao prolongado período de chuvas do corrente ano agrícola, cujos efeitos foram nefastos condicionado a execução dos trabalhos agrícolas da época e, tendo como consequência a perda de rendimento dos agricultores.