Quantcast
 

Noruegueses mudam hábitos de consumo de vinhos

Noruegueses mudam hábitos de consumo de vinhos

Os noruegueses estão a consumir mais espumantes, rosés e brancos em detrimento dos vinhos tintos.

Os dados foram revelados pelo AICEP, que teve como fonte a Vinmonopolet (empresa governamental que gere o monopólio dos vinhos na Noruega), e revelam uma alteração dos hábitos de consumo neste país nórdico.

As vendas de espumantes cresceram 14,6% em 2010, seguidas dos rosés com um aumento de 12,3% e dos brancos com 2,8%.

banner APP
 

Em relação a Portugal, no ano passado as vendas de vinhos espumantes e brancos registaram aumentos superiores aos verificados no consumo, tendo os espumantes aumentado 24,8% e os brancos 3,4%. Nos rosés o incremento foi de 5,4%, ao contrário dos tintos que tiveram um comportamento negativo com uma perda de 14,4%.

Refira-se que o nosso país é o 8º maior fornecedor de vinhos da Noruega, detendo cerca de 3,4% da quota de mercado. Portugal ocupa a 5ª posição como fornecedor de vinhos rosés, 7ª nos vinhos tintos, 11ª nos espumantes e 12ª nos vinhos brancos.