Tecnologia e Máquinas Agrícolas

Novo sistema de separação Combi-Grape

A New Holland lançou o novo sistema de separação Combi-Grape, apresentado na SITEVI 2019, para as máquinas de vindimar compactas Braud 8030L.

Este sistema oferece uma qualidade de colheita intermédia entre um desengaçador padrão e o Opti-Grape e foi desenvolvido para satisfazer as necessidades de vitivinicultores que procuram um sistema de separação e desengace de uva tinta.

“Desde 2002, todas as máquinas de vindimar Braud da New Holland podem ser equipadas com um desengaçador, uma característica que sofreu melhorias contínuas nas últimas duas décadas, e é agora capaz de processar qualquer variedade de uva, qualquer produtividade em qualquer parte do mundo”, explica a empresa em comunicado.

“O Combi-Grape combina qualidade de colheita e funcionamento simples. Escolhemos a melhor relação desempenho/qualidade na nossa máquina compacta de modo que os nossos clientes que trabalham em caves privadas continuem a melhorar a sua produção ao mesmo tempo que melhoram a qualidade da colheita”, afirma Pierre Cayrouse, especialista em marketing de produto para máquinas de vindimar na New Holland França.

“O processamento das uvas pode ser feito diretamente, sem esmagar a colheita e com limpeza excecional. A nossa máquina está perfeitamente dimensionada para as necessidades de médios vitivinicultores. Os comandos estão ao alcance do condutor, facilitando a operação”, acrescenta.

 O novo Combi-Grape apresenta um tapete de triagem com rolos específicos sob um desengaçador padrão. Os transportadores de receção alimentam as uvas para o desengaçador. As hastes são expelidas pela traseira da máquina. Todas as uvas soltas e o MOG (Material Other than Grape – Material que não uvas) caem no tapete de triagem, que apresenta rolos abertos que permitem que as uvas caiam na tremonha. Pedaços de folha e pecíolos são conduzidos pelos rolos para a parte lateral da máquina e caem no chão.

O Combi-Grape é capaz de remover todos os pecíolos no interior da colheita, fornecendo uma maior qualidade das culturas em comparação com o desengaçador padrão.

O tapete de triagem foi construído para trabalhar em condições muito diferentes. Dependendo das variedades de culturas, pode processar uvas de diferentes tamanhos. O operador pode ajustar, a partir da cabina, a distância entre os rolos de 14 mm a 23 mm. A velocidade dos rolos pode ser controlada a partir do manípulo multifunções para adaptar a capacidade do sistema à produtividade. O tapete de triagem pode deslizar para a parte lateral da máquina para facilitar a operação de lavagem diária.

Nova malha do desengaçador concebida para uvas pequenas

A New Holland lançou também uma nova malha do desengaçador azul para alargar a sua gama e oferecer a cada viticultor em todo o mundo uma solução adequada, em qualquer condição.

O desengaçador liberta as uvas dos caules e separa os caules soltos das uvas, removendo fragmentos de caules, pecíolos e folhas para garantir que apenas as uvas vão para as tremonhas. Este sistema melhora significativamente a qualidade da colheita e pode ser facilmente montado em qualquer desengaçador de máquinas de vindimar já produzido.

“Ao separar uvas, uma máquina de vindimar precisa de adaptar os tamanhos da malha para atingir a melhor capacidade de separação, removendo todo o MOG indesejado para manter apenas as melhores uvas. Ao alargar a oferta de malhas, estamos efetivamente a oferecer aos nossos clientes possibilidades adicionais no seu desengaçador para atingir a separação e obter a excelência com as suas uvas de forma a fazer os melhores vinhos”, afirma Philippe Boisseau, Especialista em Marketing para colhedoras de uvas e azeitonas na New Holland Agriculture Global. 

Também apresentada na SITEVI 2019, a nova malha do desengaçador, de cor azul, apresenta orifícios mais pequenos para melhorar a qualidade da colheita para uvas pequenas, tais como merlot ou cabernet. A nova malha melhora a separação de MOG pequeno e oferece uma qualidade de separação de uvas premium, em especial para as uvas tintas.

Este novo desengaçador permite uma produtividade adequada da máquina com permeabilidade da malha. O designda malha azul, com um maior número de orifícios pequenos, remove mais MOG, mantendo uma capacidade adequadamente elevada em rendimentos médios.