Quantcast
António Barão

O Barão do leite

O Barão do leite

É um dos maiores produtores de leite do país e a sua exploração está entre as mais produtivas da Europa. António Barão continua a apostar e investir em inovação, bem-estar animal e genética para conseguir a máxima rentabilidade.

A Barão & Barão tem cerca de 1.000 vacas Holstein (500 adultas e 500 em recria) e 2.500 cabras Saanen e Alpinas, sendo a maior exploração de caprinos estabulados do País, e aposta na eficiência e bem-estar animal para conseguir produções bem acima da média europeia. E António Barão quer melhorar ainda mais.

Para isso está a investir cerca de um milhão de euros este ano numa nova sala de ordenha e em várias alterações que irão contribuir para um melhor bem-estar dos animais e, consequentemente, mais produção e animais de topo. Tudo para ter ainda mais rentabilidade na exploração que vende leite, mas também genética.

 

António Barão explica-nos que a média de produção por vaca neste ano leiteiro (305 dias – terminado a 31 de março) foi de 11.780 litros, ou seja cerca de 40 litros diários no efetivo global, mas tem médias de 57 litros/dia nas 72 vacas do grupo de mais alta produção, claramente superior à média europeia que ronda os 28 litros. Para o ano leiteiro em curso o objetivo é ultrapassar os 12.000 litros. “É um objetivo ousado mas atingível”, considera o produtor, “uma vez que no primeiro trimestre de 2014 tivemos uma média de 17.000 litros, o que dará mais de sete milhões de litros de leite por ano”. E acrescenta: “a médio prazo, com o nosso plano de investimentos pronto e a funcionar, nomeadamente a nova sala de ordenha, queremos atingir os 20.000 litros”.

banner APP

O leite é entregue pelo produtor à Cooperativa VivaLeite (de que António Barão também é dirigente), que depois o comercializa em cisternas em Portugal e Espanha. Vende também os machos até aos oito meses para abate e as fêmeas só comercializa o excedente gestante entre os cinco e os sete meses.

 

Veja a reportagem completa na edição de abril da VIDA RURAL.