Quantcast
 

Pagamento dos apoios diretos aos agricultores está para breve

CAP considera intolerável o atraso no pagamento de ajudas do Estado

A ministra da Agricultura anunciou que o Governo deverá pagar nos próximos dias os restantes 20% dos apoios comunitários diretos aos agricultores de 2011 que estavam em atraso há sete meses, num total de 120 milhões de euros.

Segundo Assunção Cristas, o Governo devia ter pago o total dos apoios em dezembro de 2011, mas, devido ao atraso na revisão do parcelário agrícola, a Comissão Europeia, com “muito boa vontade e após muita negociação, deixou pagar 80%”.

“Previsivelmente, no final da próxima semana serão pagos os 20% que estavam a faltar, num total de 120 milhões de euros” disse a ministra, que falava aos jornalistas nas instalações dos silos da ex-EPAC em Ferreira do Alentejo à margem de um encontro com agricultores e antes de visitar campos de cereais no concelho de Beja.

banner APP
 

Desta forma o Governo consegue “completar os pagamentos diretos de 2011 e estancar a devolução de centenas de milhões de euros a Bruxelas”, frisou.

Assunção Cristas lembrou que Portugal está “a pagar uma multa de 45 milhões de euros, a negociar o valor de outra multa de 122 milhões de euros” e “à espera” de mais duas multas, “tudo por conta do período anterior a 2011”.