Agricultura

Portugal em seca meteorológica no final de setembro

Portugal em seca meteorológica no final de setembro

Portugal Continental estava em situação de seca meteorológica no final de setembro, de acordo com dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Segundo os dados do IPMA, 48,4% de Portugal Continental estava em seca moderada, 32,7% em seca severa, 15,4% em seca fraca e 3,4% em seca extrema.

Os dados mostram ainda que, no final do passado mês de setembro, registou-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do norte e centro e uma diminuição da área em seca extrema na região sul.

A seca que o País atravessa [seca meteorológica] está diretamente relacionado com o défice de precipitação, mas a manter-se deverá evoluir para uma seca agrícola, devido às deficiências esperadas ao nível da água no solo.

O IPMA revela ainda que na primeira quinzena do mês de setembro, os valores da temperatura do ar foram superiores ao valor médio e sem registo de precipitação. De acordo com o relatório, na segunda quinzena de setembro os valores registados foram em geral próximos ou inferiores ao valor normal.

Recorde-se que no início de outubro, o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) revelou que a quantidade de água armazenada caiu em todas as bacias hidrográficas do País no mês de setembro.

De acordo com os dados divulgados na plataforma do SNIRH, das 59 albufeiras monitorizadas (divididas pelas 12 bacias hidrográficas), 26 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total e quatro superiores a 80%.