Pecuária

Grupo Monte do Pasto comprado por empresa macaense

Grupo Monte do Pasto comprado por empresa macaense

O grupo Monte do Pasto, com ativos na região de Cuba e Alvito, no Alentejo, vai ser adquirido ao Novo Banco pelo grupo CESL Ásia – Investimentos e Serviços, Limited, através das suas subsidiárias Focus Platform e Focus Agriculture. Numa nota enviada às redações, a empresa de Macau, que opera nas áreas de consultoria e nos sectores da energia e do ambiente, diz que se compromete a “desenvolver a cooperação social e económica entre Portugal, China, Macau e os PALOP”.

A aquisição agora anunciada prevê a integração no grupo CESL Ásia da equipa do Monte do Pasto e de um ativo de cerca de 3700 hectares de terras agrícolas usadas para pastagem. “O grupo CESL Ásia planeia desenvolver, com o Monte do Pasto, uma plataforma Portugal-Macau que potencie as produções existentes, permita o lançamento de novas atividades agrícolas e pecuárias sustentáveis e contribua significativamente para o desenvolvimento de toda a região do Alentejo e a economia portuguesa. Pretende-se também intensificar as exportações para os mercados de Macau e China e aproveitar as oportunidades a serem criadas pela Plataforma de Macau para a cooperação social e económica entre China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa (Plataforma de Macau)”, diz ainda a empresa macaense numa nota enviada às redações.

A estratégia traçada pela empresa prevê, ainda, que até 2021 o volume de negócios da companhia aumente para cerca de 70 milhões de euros, com 550 funcionários, 100 dos quais serão baseados em Portugal.

António Trindade, CEO do CESL Ásia Group, sublinha que “é sem dúvida o início de uma nova era no investimento de empresas privadas de Macau em prósperas empresas portuguesas. Cabe, também, ao CESL Ásia Group consolidar a estratégia de crescimento e o caminho para a excelência na nossa Plataforma de Macau para Financiamento, Gestão e Operação de negócios na Grande Baía e nos Países de Língua Portuguesa. O Acordo de Cooperação Estratégica em vigor entre a filial de Macau do Banco da China e o grupo CESL Ásia reveste-se de extrema importância tendo o Banco da China demonstrado aceitação entusiástica e apoio firme relativamente à nossa Estratégia de Plataforma. Esperamos diversificar investimentos noutros setores relacionados com as nossas competências, designadamente na agricultura, na importação/exportação de alimentos de alta qualidade e na energia limpa, por meio da nossa subsidiária integral, Focus Renewables, que já possui e opera três centrais de tecnologia de concentração solar portuguesa”.

O grupo Monte do Pasto é um dos maiores produtores de carne do País e exporta cerca de 90% da sua produção.