O Expovinis Brasil, gerido pela portuguesa Exponor, é considerado a maior feira de vinhos da América latina, e, este ano, conta com a presença de cerca de 100 representantes portugueses, entre regiões vitícolas e adegas cooperativas de todo o país. Com um aumento de 11% na comercialização de vinhos no último ano, o setor vitivinícola brasileiro tem registado crescimento no consumo, produção, importação e exportação. Com mais de 400 expositores e aproximadamente cinco mil rótulos, a 16ª edição do ExpoVinis Brasil reúne no Expo Center Norte, em São Paulo, empresas dos principais países produtores de vinho: Itália, Portugal, França, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai, Austrália, Alemanha, África do Sul e Brasil.
Tintos, brancos, rosés e espumantes foram avaliados nas categorias Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Novo Mundo, Branco Velho Mundo, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo e Fortificados e Doces.
“Cada edição que realizamos aumenta a dificuldade de definir os vencedores, tal é o alto nível dos vinhos presentes no evento e inscritos no concurso. O top ten oferece um panorama dos melhores vinhos produzidos no mundo”, resume Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil, organizadora do evento.