O objetivo é assegurar a qualidade do produto final para que possa ser aplicada na certificação da composição das rações para animais.
Cofinanciado pela Comissão Europeia e promovido por cinco associações europeias envolvidas em atividades agrícolas ou agroindustriais (de produção de carne ou de queijo), o FEED-CODE tem ainda como objetivo desenvolver um regulamento standard para etiquetagem das rações animais, em conformidade com a regulamentação EC e com as necessidades de certificação de qualidade e antifraude requerida pelas agroindústrias e pelos produtores.
A tecnologia na base deste projeto tem a denominação de “Tubulin-Based Polymorphism (TBP) method”, e baseia-se na análise da variabilidade nos genes da tubulina existente entre as diferentes espécies vegetais. Em contraste com outros métodos baseados em técnicas de PCR, este método não requer o conhecimento detalhado das sequências de DNA, mas identifica a espécie de planta presente na ração através de um “DNA barcode”, equivalente ao código de barras.