Quantcast
 

Promoção dos vinhos portugueses vai ser concertada

Vinhos tintos são os preferidos dos portugueses

A promoção dos vinhos de Portugal vai passar a ser realizada numa ação concertada entre os vários agentes do setor, organismos, associações profissionais e regiões demarcadas.

O objetivo é evitar desgastes de mercados, mas também rentabilizar o investimento, evitando a duplicação de ações de promoção dos vinhos nacionais nos mesmos mercados ou países.

A novidade foi apresentada no Fórum Vinhos de Portugal, onde foram dadas a conhecer as diversas ações de divulgação programadas para o ano que se avizinha. O ano de 2013 conta com um orçamento semelhante ao deste ano – sete milhões de euros, que se distribuem por dois milhões destinados ao mercado dos EUA, um milhão para promoção no Brasil, cabendo a mercados como Canadá, China e Angola verbas que rondam os 500 a 700 mil euros.

banner APP
 

As maiores apostas de promoção da ViniPortugal passam pelos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola e China, mercados que representam uma parte significativa das exportações de vinho nacional e que continuam a apresentar um forte potencial de crescimento. Na Europa, os maiores investimentos estão destinados à Alemanha, Reino Unido, Suécia, Noruega, e Finlândia.

De acordo com o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, as exportações de vinhos portugueses cresceram 9,9% no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo de 2011, atingindo 304,3 milhões de euros: “Esperamos que, este ano, Portugal chegue aos cerca de 690 milhões de euros de exportações”, sublinha Jorge Monteiro, ressalvando ser necessário acompanhar o desenvolvimento económico dos países emergentes, onde o crescimento de uma classe média tende a “ocidentalizar alguns costumes” como o consumo de vinho.