As plantas não têm boca e não existem evidências de que possuam cérebro ou sejam racionais, no entanto, de acordo com alguns cientistas, as plantas falam entre si.
A revelação é feita pelo documentário ‘Nature: What Plants Talk About’, emitido pela americana PBS, em que o ecologista JC Cahill defende que “se falássemos com um leigo acerca de comportamento das plantas, ele pensaria que somos loucos.”
De acordo com o documentário, as plantas têm um comportamento semelhante ao dos animais e comunicam entre si e com o ambiente que as rodeia. Para além disso, o filme sugere ainda que têm a capacidade de “gritar, partilhar e cuidar das plantas mais jovens, à semelhança dos membros do reino animal.”
Segundo o Modern Farmer, o visionamento do documentário deixa ainda claro que as raízes das plantas “procuram os solos mais ricos, um processo semelhante ao comportamento de uma animal a farejar alimento”.
Para além disso, “aparentemente, o mundo das plantas pode também ter o seu próprio conjunto de regras e códigos sociais. As espécies invasivas ignoram estas regras, o que faz delas os ‘tiranos’ do mundo das plantas. Elas estabelecem uma espécie de guerra com outras plantas que é rara no espírito de ‘vive e deixa viver’ exibido pela maioria das plantas.”
O documentário com cerca de uma hora será agora disponibilizado no Netflix, plataforma online dos EUA, e para já não se sabe para quando está prevista a sua exibição noutros países.