Agricultura

Syngenta apresenta fungicida Serenva para controlo da estenfiliose da pereira

A Syngenta acaba de apresentar o fungicida Serenva, a nova solução da empresa para controlo do fungo Stemphylium spp. O produto foi apresentado ontem (dia 2 de abril) num webinar organizado pela Syngenta, que contou com a participação de fruticultores e técnicos das centrais fruteiras, das organizações de produtores e da distribuição.

Serenva é composto por duas substâncias ativas – Fludioxonil e Ciprodinil – com diferentes modos de ação, que atuam de forma complementar no controlo do Stemphylium spp.

De acordo com a empresa, o Fludioxonil (produto de contacto) forma uma barreira à entrada no fungo na planta e o ciprodinil (produto sistémico) impede o seu desenvolvimento no interior da mesma. Da ação conjugada das duas substâncias ativas resulta a atuação em quatro pontos distintos do Stemphylium spp.

O Serenva está homologado pela DGAV para controlo da estenfiliose da pereira à concentração de 80 –100 g/hL, com um volume de calda de 800 a 1.000 L/hectare, e pode ser aplicado desde a floração até próximo da colheita, num máximo de 2 aplicações por campanha, com intervalo de 12 a 14 dias.