“Nos últimos dois anos o nosso foco tem sido a vinha e o milho, duas culturas chave no panorama agrícola em Portugal. No entanto, as hortícolas, e em particular o tomate para indústria, assumem uma relevância crescente a que estamos atentos. Iremos lançar uma nova variedade de tomate para indústria, que teve um feedback bastante positivo da parte dos agricultores que a testaram nos seus campos em 2013, e reposicionámos o portefólio de agroquímicos, com vista a recuperar a liderança de mercado no prazo de três anos”, refere Maria do Carmo Pereira, Customer Marketing Lead da Syngenta para Portugal, Centro e Norte de Espanha.
As duas novas variedades de tomate para indústria desenvolvidas pela Syngenta, Ifox e Ibix, estiveram em ensaio em 2013 nas principais zonas produtoras de tomate em Portugal e, de acordo com a empresa, destacam-se “pela grande resistência a fungos, produtividade e ótima coloração vermelha, tanto interna como externa”.
Ifox é um tomate híbrido para transplante médio/precoce a médio e Ibix é uma variedade mais adequada, de acordo com a Syngenta, para o mercado português porque apresenta uma planta “rústica, medianamente vigorosa, com boa cobertura foliar, os frutos são de formato arredondado, com boa coloração vermelha interna e externa e destacam-se facilmente pelo pedúnculo.”