Quantcast
Pecuária

Vírus da gripe aviária detetado, pela primeira vez, num porco nos EUA

Vírus da gripe aviária detetado, pela primeira vez, num porco nos EUA iStock

Foi detetado, pela primeira vez, o vírus da gripe aviária (H5N1) num porco nos Estados Unidos da América (EUA), de acordo com o Departamento de Agricultura americano.

A descoberta ocorreu numa pequena quinta familiar localizada em Oregon, que alberga também diversas espécies, incluindo aves, veados e cabras, o que gera preocupação quanto à possibilidade de transmissão entre as espécies, alertou o Departamento de Agricultura dos EUA.

 

O vírus foi confirmado num dos cinco porcos presentes na quinta, que não apresentava sintomas da doença. Todos os porcos testados acabaram por ser abatidos para evitar qualquer possível transmissão do vírus a outras espécies.

As autoridades de saúde garantiram que este caso não afeta a segurança do abastecimento dos EUA no que toca a carne de porco, uma vez que o vírus foi identificado num animal proveniente de uma exploração não destinada ao comércio.

banner APP
 

Além disso, a quinta foi colocada em quarentena para limitar um possível contágio, sendo que, os outros animais estão atualmente sob monitorização contínua.

As autoridades de saúde americanas salientaram ainda a importância da implementação de medidas de biossegurança, especialmente em explorações que contenham várias espécies de animais.

 

Este anúncio acontece numa altura em que os EUA enfrentam uma propagação significativa do vírus em vacas.