Quantcast
Cereais

Yara reúne produtores de milho para discutir setor

Yara encontro milho Vida Rural

A Yara lançou no passado dia 15 de março, em Santarém, o seu PlantmasterTM de Milho, documento que reúne informação sobre a nutrição do milho. De acordo com a empresa, o evento foi uma oportunidade para colocar em cima da mesa algumas preocupações que giram em torno da cultura, assim como conselhos para otimizar a produtividade.

Numa nota enviada às redações, a Yara refere que estiveram presentes cerca de 130 participantes, entre produtores e outros agentes do setor. A inauguração do evento foi da responsabilidade de Margarita Sánchez, directora de marketing da Yara Iberian, que referiu que este PlantmasterTM é “uma demonstração do compromisso da Yara na sua tentativa de partilhar os seus conhecimentos com o setor.”

Wilson Goto, agrónomo especializado da Yara Internacional, apresentou o documento e fez um breve resumo do papel de cada um dos nutrientes no cultivo do milho, passando em revista os fatores mais importantes na produção a ter em conta aquando da optimização do seu rendimento. Entre estes fatores destacam-se a profundidade de sementeira – óptima à volta dos 2cm – e o manuseamento do adubo – mais eficiente nas fases iniciais.

banner APP

O agrónomo salientou ainda na sua apresentação a importância do azoto e o seu efeito sobre a produção, assim como o aumento do teor de proteínas, apontando que é fundamental a forma como se utiliza esse azoto, sendo muito mais eficiente a combinação da forma nítrica e amoniacal do que apenas a amoniacal.

“A jornada contou com ainda com apresentações interessantes que ajudaram a contextualizar a situação actual do mercado. A primeira delas esteve a cargo de Tiago Silva Pinto, secretário-geral da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS) (Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo). Tiago Silva destacou a importância do milho em Portugal e resumiu a situação actual do sector assim como das diferentes áreas produtoras deste cultivo”, refere a empresa.

O milho é um dos cereais mais cultivados em Portugal, ocupando cerca de 41% (um pouco além dos 126 mil hectares) da superfície total destinada ao cultivo de cereais.