Quantcast
Vinha e Vinho

Parceria quer criar primeira colheita de Barolo no mundo com emissões zero

Barolo

A FPT Industrial (grupo CNH), produtora de motores diesel, e a Fontanafredda, produtora de vinho, juntaram-se para criar a primeira colheita de Barolo com emissões zero e celebrar 2025 com a primeira garrafa de vinho Barolo 100% sustentável, noticia a European Food Agency News.

Como base da colaboração está o fornecimento de dois tratores para vinha movidos através de biometano (obtido através do processo de digestão anaeróbia de resíduos agrícolas). Os dois tratores têm como pré-requisito serem compactos e terem dimensões limitadas, sendo especialmente concebidos para a Fontanafredda. Eles vão ser capazes de fornecer 75CV de potência com um binário máximo de 330Nm.

 banner APP

“A chegada de tratores movidos a biometano irá permitir-nos reduzir as emissões a zero na vinha”, explica uma nota da produtora de vinho.

A parceria de três anos entre a FPT Industrial e a Fontanafredda tem apoio do Tobias Project of the Piedmont Region, com o contributo da New Holland Agriculture, da CNH Industrial e de empresas locais.