Vinhos

3 mil garrafas de vinho estagiam quatro meses em alto mar

vinhos

No próximo dia 7 de junho cerca de 3 mil garrafas de vinho DOC Douro partem num navio bacalhoeiro rumo ao Canadá, onde estagiarão durante quatro meses, em alto mar. Depois deste período nascerá o Poseidon, o novo vinho do produtor Lua Cheia em Vinhas Velhas, que decidiu aproveitar a ‘boleia’ de um navio de pesca para que o seu vinho estagiasse em alto mar.

“O vinho vai estagiar cerca de quatro meses em alto mar, a bordo do navio Coimbra. O desafio surgiu do Clube de Oficiais da Marinha Mercante, o qual aceitamos de imediato. Acredita-se que o ‘vinho da volta’, tal como era chamado, ganha características únicas, graças a um envelhecimento precoce, o qual é provocado pelo balanço e pela travessia oceânica”, explica Manuel Dias, proprietário da Lua Cheia em Vinhas Velhas.

As garrafas, de uma Reserva Especial de 2014, já foram carregadas no navio e a partida acontece na próxima semana, a partir do Porto de Aveiro. A chegada ao Canadá, a St. John’s, acontece no final de julho. Ao regressar a Portugal, em setembro, as 3 mil garrafas serão rotuladas e vendidas no mercado sob o nome de Poseidon.