O gosto por receber os amigos e a família e a paixão pelos vinhos levou José Rodrigues, empresário da região de Setúbal, a procurar um lugar onde pudesse reunir estes dois prazeres. Em 2011, adquiriu uma propriedade no Alentejo, a cerca de 10 quilómetros de Évora, e agora começou a produzir vinhos.
“Fui muitas vezes avisado para desistir, diziam-me que não sabia onde me estava a meter, porque plantar uma vinha e fazer vinho dá muito trabalho… Mas, apesar disso, segui em frente e sinto-me feliz com os resultados”, afirma José Rodrigues, proprietário da Adega Monte da Ribeira.
Plantou então, entre abril e maio de 2012, 2,5 hectares de vinha com as castas Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon e convidou o enólogo Pedro Baptista, para lhe fazer o vinho e a designer Rita Rivotti para tratar da imagem dos vinhos que agora chegam ao mercado.
“Escolher um nome para os produtos também deu origem a momentos de grande reflexão, até chegar ao conceito final. As sete virtudes são originárias do poema épico Psychomachia, escrito por Prudêncio (Poeta Romano 348-410), que fala sobre a batalha das boas virtudes contra os vícios malignos. Optando por usar o nome de cada virtude na sua etimologia latina, foram já lançados os primeiros vinhos”, explica a Adega Monte da Ribeira.
Para já, os vinhos Liberalitas Tinto 2013, Liberalitas Branco 2013, Liberalitas Rosé 2014 e Humanitas Tinto Reserva 2013 só estão disponíveis no canal Horeca, em restaurantes e garrafeiras selecionadas de norte a sul do país, a começar desde já por Évora e Setúbal. Numa fase posterior está prevista a exportação para alguns países da Europa.