Uma empresária da região do Algarve, de Castro Marim, decidiu criar um produto inovador com uma cultura da região: manteiga de alfarroba. De acordo com a publicação regional ‘A Voz do Algarve’, a inovação criada pela empresária Rosa Dias, que detém a Quinta da Fornalha, pode servir para barrar ou para utilizações culinárias.
“A manteiga de alfarroba surgiu da necessidade de valorizar a alfarroba que, infelizmente, é um produto mal-amado da economia portuguesa e da economia algarvia, mas que nós temos muito orgulho”, revelou a empresária à publicação.
As manteigas desenvolvidas pela empreendedora são produzidas através da emulsão dos frutos em água com açúcar suficiente para que possam conservar-se. No que diz respeito às características nutricionais, a alfarroba é uma espécie de “bomba de saúde” e uma boa alternativa aos cremes de barrar já disponíveis no mercado, com “menos 33% de calorias e ainda menos 17% de gordura” face ao chocolate.
Para já a manteiga de alfarroba está à venda na loja da Quinta da Fornalha e em cerca de 200 lojas de todo o país, tendo já começado a ser exportada para outros países.

