Quantcast
Financiamento

Álvaro Amaro defende fácil acesso aos fertilizantes e fitofarmacêuticos biológicos

O eurodeputado do PSD Álvaro Amaro defendeu que o Plano de Ação para a Agricultura Biológica deverá facilitar e uniformizar o acesso, por parte dos agricultores, ao conjunto global de ferramentas disponíveis para a produção biológica. A declaração surgiu no âmbito de uma reunião da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu.

Em comunicado, o eurodeputado afirma ser “injusto e discriminatório que os agricultores em certos países da União tenham acesso a fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos em menor variedade”.

banner APP
 

“É mais provável que uma doença, ou praga, se torne resistente a um dado produto, quando não dispomos de outros que possam ser usados como alternativa” sublinhou Álvaro Amaro.

O responsável pediu, ainda, o reforço da fiscalização da produção biológica, de forma a prevenir fraudes, fomentar a confiança dos consumidores e melhorar a rastreabilidade dos seus produtos, tal como está previsto no plano. Para tal, pede apoios financeiros robustos para os respetivos Estados-Membros.