A Syngenta foi galardoada com o “Prémio Innovation Hub Awards” na categoria “F&V Industry” na Fruit Attraction 2022, com o seu novo bioestimulante Persicop. De acordo com a empresa, o produto ajuda a fixar o azoto no solo de forma natural, evitando perdas deste nutriente por lixiviação.
Em comunicado, a Syngenta revela que o prémio, no valor de dois mil euros euros, será doado pela Syngenta ao Banco Alimentar e “é sobretudo um reconhecimento de que a companhia contribui com inovação real e eficiente para a agricultura”.
O Persicop é um produto bioestimulante para hortícolas à base da bacteria Azotobacter salinestris (estírpe CECT9690) e da levadura Wickerhamomyces anomalus (estírpe CECT13172), exclusivas da Syngenta, “que interagem com a planta, favorecendo a fixação biológica de azoto pelas raízes das plantas”.
“Com esta inovação evita-se as perdas de azoto, melhora-se a produção das culturas hortícolas onde o produto foi testado e aumenta-se a qualidade das frutas e hortícolas, ou seja, um benefício para as três áreas chave numa agricultura verdadeiramente sustentável”, declara a empresa.