Agricultura

CNA promove Mesa Redonda sobre agricultura familiar e acesso a mercados

Agricultura familiar VR

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura vai realizar uma Mesa Redonda sobre o tema “Agricultura Familiar e Acesso aos Mercados”, que decorrerá nos dias 28 e 29 de janeiro, no Convento de São Francisco (Sala Conventual A), em Coimbra.

O objetivo é analisar os desafios enfrentados na Agricultura Familiar no acesso aos mercados, construir posicionamentos, fortalecer a cooperação e as alianças entre organizações e reforçar a ação coletiva relacionadas com as questões comerciais.

A análise partira de uma contextualização a nível internacional – com uma abordagem à OMC e aos tratados versará sobre de livre comércio e seus impactos –, a nível comunitário – deslocalização da produção vs concentração no mercado europeu – e a nível local – análise da estratégia “Do Campo à Mesa” sobre alimentos sustentáveis em toda a cadeia de valor, anunciada pela nova Comissão Europeia no âmbito do “Pacto Verde Europeu”.

As questões ambientais, importância da Agricultura Familiar, dos modelos de produção mais sustentáveis e da relocalização do consumo alimentar também serão considerados no debate, bem como as dimensões económica e social, nomeadamente a Política Agrícola Comum (PAC) e as políticas laborais, ambientais e de saúde na União Europeia.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto BOND, um projeto Horizonte 2020 financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade de Coventry, do Reino Unido, que a CNA integra juntamente com 16 parceiros de 12 países europeus.

Para o evento são esperados mais de 40 participantes, dos quais 35 estrangeiros de 13 nacionalidades. Estarão representadas várias organizações agrícolas e organizações congéneres europeias.

Deste encontro deverá resultar um conjunto de recomendações políticas para promover o capital social no sector agrícola.