Hortofrutícolas

Portugal Fresh promove frutas, legumes e flores nacionais na Alemanha

Nas próximas duas semanas, a Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal estará na Alemanha numa ação de promoção dos produtos portugueses, marcando presença em duas das maiores feiras do mundo para este setor.

Até 31 de janeiro marcará presença em Essen, onde decorre a IPM Essen, uma feira especializada em flores e plantas na qual são esperados 53 mil visitantes profissionais. No stand da Portugal Fresh estarão quatro empresas portuguesas produtoras de plantas e flores –Viveiros Monterosa, Viplant, Colossus Plants e Bayflor. A iniciativa contará com a visita oficial do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, que marcará presença na feira dia 29 de janeiro.

Entre 5 e 7 de fevereiro, decorrerá a Fruit Logistica em Berlim, que espera 78 mil visitantes de 140 países. No stand da Portugal Fresh, nesta feira, vão estar representadas 32 empresas, organizações e parceiros.

Na Fruit Logistica marcam presença as empresas 100% Titular, Alitec, Bfruit, Coopval, Emergosol, Frusoal, Frutalvor, Frutas Classe, Granfer, Greenpeas, Hortaibérica, Hortapronta, Hortomelão, Lusomorango, Lusopera, Patricia Pilar, Triportugal, Vale da Rosa e Vitacress. Juntam-se as seguintes associações e parceiros: Edia, Fepal, Hubel, Hidrosoph, Lafpack, Magos, Crédito Agrícola, APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça) e  ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

A Alemanha é o principal importador de frutas, legumes e flores da UE e o quinto destino das exportações portuguesas destes produtos, depois de Espanha (que lidera), França, Holanda e Reino Unido.

“A Alemanha é um destino estratégico para as exportações de frutas, legumes e flores e tem aumentado, todos os anos, a compra de produtos portugueses, com destaque para os pequenos frutos e para a pera rocha. Mas estas feiras internacionais são também um palco privilegiado para contactar clientes oriundos de outras geografias e para mostrar o potencial da nossa produção, cada vez mais diversificada”, destaca Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh.