Quantcast
Agroindústria

Mais de 365 milhões de euros são comprados pelo Continente à produção nacional

A Sonae MC comprou 206 mil toneladas de produtos à produção nacional, através do Clube de Produtores Continente, no ano passado.

Através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou 206 mil toneladas de produtos à produção nacional, no ano passado. A quantidade equivale a um valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.

Em comunicado, o Continente revela que, face à pandemia, reforçou a compra de carne de origem nacional para 57 mil toneladas. A categoria de bovino teve uma duplicação das compras, muito alavancado nas raças angus e limousine e também nas raças autóctones. Em 2020, as compras de carne representaram um peso de 80% no total de compras neste segmento.

Em termos de frutas destaca-se a compra a produtores nacionais de cerca de 16 mil toneladas de citrinos.

Desperdício alimentar

Ao nível do combate ao desperdício alimentar, através do Clube de Produtores Continente, o objetivo é garantir que os produtores sabem produzir de modo sustentável e, neste sentido, lançou a plataforma contra o desperdício alimentar – Feira do Desperdício. Esta plataforma pretende promover o aproveitamento do desperdício/subproduto gerado nos produtores, através do impulsionamento de parcerias entre produção – indústria – retalho, e que possam desenvolver projetos de inovação e circularidade.

“Alinhado com o 12º objetivo da ONU, bem como à estratégia Europeia do Prado ao Prato, o Clube vai apresentar aos seus 256 membros, uma proposta de ‘Declaração para a Sustentabilidade’, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas, por unidade de negócio, para implementação a 3 anos”, explica a Presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso.