Vinhos

CVR Lisboa sugere 7 vinhos para homenagear 7 mulheres da história da música

Sete enólogas da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) escolheram sete vinhos para homenagear sete mulheres do mundo da música. A iniciativa, que se realizou no Dia Mundial da Música, foi coordenada pelo presidente da CVR Lisboa, Vasco d’Avillez, que considera que a harmonização de vinhos já não é exclusiva de refeições, podendo passar também pelos momentos sociais e culturais.

“Tal como o vinho, a cultura também não é toda homogénea, pois vive de estilos, aromas, cheiros e personalidades distintas, pelo que o exercício da harmonização de vinhos com a música, o cinema ou a literatura é hoje um imperativo”, explica Vasco d’Avillez.

O presidente dos Vinhos de Lisboa, que já em fevereiro deste ano tinha desafiado a Câmara de Provadores a selecionar oito vinhos para acompanhar os oito filmes nomeados para os Óscares, teve também, como objetivo prestar uma homenagem às mulheres, nomeadamente àquelas que trabalham no setor vitivinícola.

“Metade da Câmara de Provadores da CVR Lisboa é composta por mulheres e, por isso, quisemos aproveitar esta data para homenagear também, todas as que se afirmam hoje no mundo dos vinhos, um setor que, por tradição, sempre foi marcadamente masculinizado”, sublinha.

As homenageadas pela iniciativa foram as cantoras Elis Regina, Taylor Swift, Aretha Franklin, Conchita Wrust, Nina Simone, Joan Baez e Patti Smith, com a aguardente XO DOC Lourinhã da ACL, o Troviscal Reserva 2012, o Fonte das Moças Tinto 2012, o Monte Judeu 2015, o Peripécia Tinto 2012, o Sôttal Branco 2014 e o Marco Velho 2012, respetivamente.