Agroindústria

Dow anuncia separação da DowDuPont

Dow anuncia separação da DowDuPont

A Dow deu por terminado o processo de cisão da DowDuPont, passando agora a ser uma empresa independente. Numa nota enviada às redações, a empresa sublinha que está agora “mais focada e especializada em ciência dos materiais.”

“A Dow posiciona-se como líder a nível mundial em três segmentos de mercado: embalagens, indústria e infraestruturas e cuidados pessoais. A Dow está agora em melhor posição para promover o crescimento das receitas e apostar na inovação junto dos seus clientes, tirando partido de três elementos base críticos – etileno, propileno e silicones – para impulsionar um dos portfólios de produtos químicos mais avançado da indústria”, explica a companhia em comunicado.

Jim Fitterling, CEO da Dow, afirma que “as alterações introduzidas à carteira da Dow, à estrutura de custos e mentalidade são significativas. A nova Dow é uma empresa mais especializada e focada, com um plano de ação bem definido que proporcionará a longo prazo um crescimento dos lucros e a criação de valor para todas as partes interessadas. Os colaboradores da Dow estão alinhados para alcançar o nosso objetivo de nos tornarmos a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável. Dispomos de todas as ferramentas para inovar de forma mais rápida, operar com maior produtividade e investir com maior prudência para criar valor, maior rentabilidade e mais valor para os acionistas.”

Já Jon Bilbao, Diretor Geral da Dow para Espanha e Portugal, acrescenta que a decisão “é um marco histórico para a Dow em todo o mundo e também na região ibérica. Mais um passo na nossa sólida e destacada posição em mercados fundamentais como o de plásticos, poliuretanos e soluções industriais, com fábricas em Portugal e em Espanha e centros de investigação e serviço ao cliente em Espanha”.

A Dow está presente em Portugal há 40 anos e conta com uma unidade de produção em Estarreja onde produz PMDI (metil difenil isocianato), matéria-prima utilizada na produção de espumas rígidas de poliuretano e de elastómeros de poliuretano. Na Europa, Médio Oriente e África a Dow opera 38 unidades de produção num total de 15 países.