O Ministério da Agricultura e Alimentação revelou que as candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, em unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas já abriram. Os apoios contam com um reforço global de 46 milhões de euros.
Segundo explicado em comunicado, a abertura destes avisos visa dotar a agricultura de capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades, contribuindo para a sua autossuficiência, modernização e descarbonização do setor por via da redução da utilização de combustíveis fosseis.
“A disponibilidade dos agricultores para assumirem esta transição como um desígnio nacional é acompanhada pelo governo, também mediante um reforço das taxas de apoio de 40% para 70%”, sublinha a ministra da agricultura e alimentação, Maria do Céu Antunes.
Até ao final do ano será ainda aberto novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, especificamente para reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.