O projeto do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), intitulado “IVDP Data+”, foi um dos vencedores da edição de 2022 do Prémio Transformação Digital, promovido pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. O IVDP Data+ utiliza técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência de dados para o desenvolvimento de ferramentas de controlo e gestão destinados a apoiar a tomada de decisão.
O projeto “fornece uma radiografia detalhada da uva ao vinho, do vinho à garrafa e da garrafa ao copo, com um impacto real na tomada de decisão de todos os agentes económicos intervenientes”, sublinha, citado em comunicado, o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.
Miguel de Castro Neto, diretor da Nova Innovation Management School, instituição parceira do projeto, considera que o IVDP Data + pretende ser “o elo de ligação com todos os atores da região”, e constituir-se como um “verdadeiro pilar” na transição digital do ambiente empresarial ligado à fileira do vinho, bem como a todas as atividades que dela dependem ou agregam valor, como o turismo e outras conexas.
O IVDP Data+ permite o acesso a vários modelos (analíticos, preditivos, de monitorização, controlo e validação) e pode significar ganhos na ordem dos 10 aos 15% em vários procedimentos de trabalho. Segundo o IVDP, tal é possível através de uma maior eficiência do processo de emissão das autorizações de produção, mas também daqueles associados ao registo de entrada de uva (REU) e declaração de colheita e produção (DCP).
A ferramenta possibilita otimizar os processos de certificação (e não apenas nos tempos resposta e qualidade do serviço prestado), e, adicionalmente, reduzir custos operacionais internos pela melhoria das ações de controlo e fiscalização.