O fim das quotas leiteiras levou a uma quebra generalizada no preço do litro de pago aos produtores pela indústria. Para tentar responder a este problema, alguns distribuidores anunciaram que pretendem pagar mais por litro de leite aos produtores espanhóis com que trabalham. É o caso da Mercadona, que já começou a analisar os acordos que mantém com os cerca de 3126 produtores.
A empresa assumiu o compromisso de aplicar os aumentos pertinentes para cada um dos casos e que podem chegar a um máximo de dois cêntimos por litro de leite, segundo a cadeia de distribuição.
Também a Eroski já anunciou que irá aumentar em cerca de dois cêntimos o preço do leite das cadeias de supermercado Eroski center, Eroski city e Familia. O aumento irá, depois, traduzir-se num aumento do preço do litro de leite pago ao produtor.
A este anúncio junta-se ainda a notícia de que algumas das maiores cadeias de distribuição britânicas se preparam também para aumentar os preços do leite no ponto de venda, com a condição de que estes se repercutam no bolso dos produtores. É o caso da Morrison, Asda, Aldi e Lidl.