Quantcast
Agricultura

Ministra da agricultura: Candidaturas ao PDR2020 estão em ‘overbooking’

Maria do Céu Albuquerque é a nova ministra da Agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, apresentou os níveis de execução das candidaturas e avisos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020), revelando que estes se encontram em ‘overbooking’, ou seja, esgotaram a sua capacidade.

De acordo com notícia da Agência Lusa, publicada no Jornal de Negócios, a tutela informou através de comunicado, que o dinheiro atribuído a projetos, além da dotação global, vai permitir, contudo, avaliar aproximadamente 2500 candidaturas que se encontravam a aguardar decisão nos avisos de investimento agrícola.

A nota em questão refere que estas candidaturas se encontravam “sem dotação orçamental e vão, agora, ser analisadas. Caso estejam reunidas as condições de aprovação, será viabilizado o seu financiamento”, permitindo a viabilização de “um novo conjunto de investimentos”.

“Mais do que nunca, o investimento envolvido nestas candidaturas assume uma significativa importância para o setor e para o país”, declarou a ministra da Agricultura, citada no referido comunicado.

No encontro com as confederações do setor, que serviu para fazer um ponto de situação sobre o PDR2020, Maria do Céu Albuquerque apelou a contributos para a definição de apoio aos setores mais afetados pela pandemia, a integrar no PDR2020 na próxima reprogramação.

Recorde-se, ainda, que Portugal viu reforçado em 5% o novo envelope financeiro para a Política Agrícola Comum (PAC) que permitiu ultrapassar o seu objetivo negocial de garantir o orçamento do período atual.