As candidaturas à segunda edição do programa TalentA já abriram. A iniciativa pretende premiar as mulheres empreendedoras do meio rural que têm em mãos projetos inovadores que se destacam no sector agrícola e agroalimentar. As candidaturas terminam a 31 de janeiro de 2022, revela a organização, em comunicado.
O programa promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal, com o apoio da Corteva Agriscience, informa que abrange projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projetos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais, que pretendem dar início uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.
O sucesso da 1ªedição resultou em mais de 90 inscrições, de onde saíram três vencedoras: Sónia Brito foi a grande vencedora com a “SR Berry”, para alargar a capacidade de produção de diospiros. Gilda Preto, prémio finalista com o projeto de biotecnologia para a propagação de plantas in vitro, e Aline Domingues, com o projeto “Menina d´uva”, que recupera vinhas velhas que têm entre 30 e 65 anos.

Além do apoio financeiro, a CAP e a Corteva fornecem formação às vencedoras na área agrícola e tecnologias aplicadas à agricultura, acesso a formações da Confederação dos Agricultores de Portugal e ainda apoio no marketing e divulgação dos projetos vencedores, conferindo-lhes maior visibilidade.
As vencedoras do TalentA serão anunciadas no dia 8 de março de 2022, no Dia Internacional da Mulher.