A holandesa Royal De Heus, empresa especializada em nutrição animal, chegou a acordo para a aquisição da Núter, empresa participada por um consórcio de investidores financeiros e detentora do capital da Saprogal Portugal, que produz ração animal.
Num comunicado conjunto, as empresas explicam que a Núter, com a Saprogral Portugal, “é a segunda maior empresa de nutrição animal da Península Ibérica, um mercado que movimenta um volume de produção na ordem dos 25 milhões de toneladas por ano, dos quais aproximadamente 10 milhões são transacionados no mercado livre.”
A aquisição agora anunciada está alinhada com a estratégia de expansão internacional da Royal De Heus para o mercado da nutrição animal, que tem como objetivo converter a companhia “no segundo maior player da Península Ibérica”.
“A Núter é uma empresa bem gerida e de sucesso. Como a De Heus, está focada em rações animais para produtores pecuários independentes. Uma vez que as nossas atividades e abordagem ao mercado são altamente consistentes e próximas, estamos convictos de que a complementaridade vai ser total. Ter a De Heus como acionista estratégico a longo prazo só vai fortalecer a Núter. Por outro lado, a De Heus vai beneficiar do conhecimento e experiência da Núter, por exemplo, na área de bovinos destinada à produção de carne, na área de ovinos e caprinos ou através da mobilização de profissionais espanhóis e portugueses para a América Latina”, explica Co de Heus, Administrador-Delegado da Royal De Heus.
“Fico orgulhoso por a Núter ir integrar o Grupo De Heus. A De Heus é o acionista ideal para a Núter. Com o seu conhecimento e visão de longo prazo, a De Heus vai ajudar a Núter a passar para a próxima fase do seu nível de desenvolvimento. Estamos com muita esperança e energia para o futuro”, acrescenta Julio Muñoz, Presidente da Núter.
A Núter emprega na Península Ibérica cerca 500 profissionais e opera 12 centros de produção que produzem rações para diferentes categorias de animais: bovinos de carne, bovinos de leite, aves, suínos, coelhos, ovinos, caprinos, cavalos e animais de estimação. Em Portugal, a empresa opera sob a designação Saprogal, sendo “Biona” e “CUF” as principais marcas. Em Espanha, as principais marcas são “Biona” e “Passaranda”.